sábado, 3 de maio de 2008

Sabedoria - Para tio José


Me disseram que as verdadeiras pessoas eram sábias e eu conhecia o tio José quando eu ainda era criança e ele me parecia tão sábio. Mas me disseram que pra ser sábio a gente tinha que estudar daí, eu estudei bastante... Só que o tempo foi passando e eu estudava mais e conhecia pessoas que eram sábias, mas nenhuma era igual ao tio Zé e eu ficava cada dia mais intrigada com isso...
O tio Zé era sábio, ele curtia a garotada e ria sempre... Eu jamais vi o tio Zé brigar por coisas medíocres e ser mesquinho ou mesmo falar mal se alguém cometeu um erro pequeno e jamais o vi com ciúmes da tia Maria porque no fundo se amavam demais. Bem, eu me formei e antes de me formar Deus levou o tio Zé e tirou ele das nossas festinhas de criança e retiros que ele tanto amava.
Depois que me formei imaginava conhecer gente sábia. Daí parece-me que foi pior, conheci gente que tinha dinheiro e quanto mais tinha mais reclamava, gente que passava por cima dos valores alheios e de seus próprios valores pra se mostrar melhores. A maioria daqueles eram pós-graduados em uma FGV ou outra entidade de negócios e já inúmeras vezes tinha saído do Brasil ou para um congresso de empreendedores ou para dar “uma esticadinha”. Isso me frustrou tanto!!! E pior que frustrada eu segui os “sábios” mas com o tempo eu descobri que os sábios não riam como o tio Zé e me bateu uma saudade...
Lembro do tio Zé dizendo: “Bia sua menina danada a gente tem que estudar!!!” E tirando o boné passava a mão na cabeça quase careca e ria das minhas travessuras ele era incrível. Mulato, pedreiro, semi-analfabeto, mas ele sim sabia levar a vida.
Enquanto os sábios empreendedores do meu mundo reclamavam por não poder ir a Itália ou por aparecer um segundo filho que iria prejudicar o orçamento doméstico e assim atrapalhar a compra do carro sonhado daquele ano o tio Zé admirava e protegia os quatro filhos e ainda brincava com seus amigos o tio Zé ficava feliz quando tinha um retiro ali no Oásis mesmo, e ia pra cozinhar pra quem precisava ouvir um pouco mais sobre Deus....
O tio Zé é que era feliz!!! O tio Zé não era letrado, mas era o sábio da vida!!!
Hoje depois de tanto estudar motivada também pelos conselhos desse tio que não era tio, mas que me foi tão querido, eu percebo que de nada vale estudar bastante se a gente não sabe VIVER!!!

E saber viver é ser como ele era e eu acho que por isso Deus teve que o levar tão cedo, porque ele era uma criatura sábia demais pra esse mundo de gente tão pequena.Saudade

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito legal o seu texto, Bia. Concordo com ele e me tornei fã do seu tio José. Parabéns por ter tido o merecimento de conviver com ele. Um abraço,
Ana Luzia